IBRAM fecha acordo com Ministério da Justiça sobre segurança de mineradoras
24/02/23
O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino, reuniu-se nesta sexta-feira, 24/2, em Brasília (DF), com o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, para firmar um acordo sobre segurança de mineradoras no transporte de ouro e pedras preciosas. O encontro também contou com a participação do secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Capelli, do diretor de Coordenação do IBRAM, Fernando Azevedo e Silva, e do diretor de Relações Institucionais, Rinaldo Mancin.
O Acordo de Cooperação Técnica consiste na elaboração de estudos e diagnósticos a fim de subsidiar a formulação de estratégias de enfrentamento ao crime organizado e à criminalidade violenta que vêm impactando as operações de empresas mineradoras de ouro e de pedras preciosas no país.
Raul Jungmann reforça a importância da classificação do ouro como um ativo crítico sob a ótica da segurança. “A atuação de organizações criminosas geram problemas e desafios de segurança não somente para as empresas mineradoras de ouro e pedras preciosas, mas também às comunidades onde estão inseridas. Precisamos adotar medidas de combate à ilegalidade”, afirma.
O IBRAM vem atuando intensamente em várias frentes visando coibir o alastramento da cadeia de crimes originada pelo garimpo ilegal, principalmente na região da Amazônia. Em parceria com algumas ONGs e outros atores, o Instituto vem buscando construir uma agenda de ações junto ao Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Receita Federal, visando aumentar as restrições para o ingresso do ouro ilegal no sistema financeiro.