NOTÍCIAS

Ibram faz defesa da Vale após posição da Eurofer

Notícias Gerais

25/03/2010


A iniciativa da Associação das Siderúrgicas Europeias (Eurofer), que abriga empresas como a ArcelorMittal e a ThyssenKrupp, de recorrer aos órgãos antitruste da Comissão Europeia contra a mudança do sistema de preços do minério pela Vale levou o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) a reagir, ontem, em defesa da mineradora.
;
A entidade divulgou nota manifestando “perplexidade” com a iniciativa da Eurofer. No comunicado, Camillo Vargas Penna, presidente do Ibram, afirma que “está claro que os europeus estão defendendo seus interesses corporativos e econômicos e inaugurando uma reedição moderna da prática do colonialismo e do mercantilismo, ou seja, impondo preço de compra aos produtores de matéria-prima e vendendo seus produtos a preços de mercado”.
;
Na segunda-feira, uma nota da Reuters informava que a Eurofer, segundo seu diretor geral, Gordon Moffat, estava se preparando para encaminhar uma reclamação formal à Comissão Europeia, no decorrer desta semana, contra o que considerava “abuso de domínio de mercado” pela Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo.
;
“Mudar unilateralmente os termos em contratos sem negociação pode ser considerado abuso de posição de mercado”, afirmou Moffat.
;
Penna, no comunicado do Ibram, retrucou que “há uma negociação (entre a Vale e as siderúrgicas) baseada em claros fundamentos de mercado. Não há uma imposição. Eles (os europeus) estão claramente tentando tumultuar as conversações”. “Não cabe ao Brasil vender minério a preços inferiores aos de mercado para garantir a recuperação econômica da Europa, como não cabe aos produtores europeus vender seus produtos ao Brasil a preços inferiores aos de mercado”, acrescenta o dirigente.
;
Hoje, Penna vai apresentar a nota do Ibram ao ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, e pedirá ao ministro que acompanhe o desenrolar do caso.

Valor Econômico


Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias do setor INSCREVER