IBRAM e SGB/CPRM alinham parcerias sobre COP30 e Repositório Institucional de Geociências
19/08/25
Representantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) estiveram nesta terça-feira (19) na sede do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em Brasília (DF), para alinhamento institucional à participação na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), bem como apoio ao Repositório da Informação Hidrogeológica, mantido pelo SGB.
Pelo IBRAM, participaram o diretor-presidente Raul Jungmann, a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Cinthia Rodrigues, e a consultora de Relações Institucionais, Renata Santana. Representando o SGB, estiveram presentes os assessores da Diretoria de Infraestrutura Científica, Marcel Maués e Cissa Araújo.
De acordo com os representantes do SGB, a proposta de parceria com o Instituto para a COP30 visa unir esforços para evidenciar a contribuição da mineração sustentável nas discussões globais sobre mudanças climáticas e transição energética. Também foi apresentado informações sobre o quadro técnico do SGB, a questão de orçamento e novo concurso aberto pelo órgão.
Outros temas estratégicos também estiveram em pauta, como o Plano Nacional de Mineração 2050 (PNM 2050) e a Plataforma P3M (Plataforma de Planejamento e Gestão da Mineração), que conta com o apoio do IBRAM na atualização e gestão de dados.

Reunião entre representantes do IBRAM e do SGB – crédito: divulgação