IBRAM e Hydro promovem capacitação de jornalistas para a cobertura da COP 30
22/05/25

Crédito: Divulgação
O papel dos minerais críticos e estratégicos na transição energética será um dos temas centrais da COP 30, conferência da ONU sobre mudança climática, que acontecerá em novembro, em Belém (PA). Para preparar a imprensa a cobrir esse importante evento, a Norsk Hydro Brasil, em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), realizou na última segunda-feira (19), na capital paraense, o curso “Mineração para Jornalistas”, voltado a profissionais de veículos nacionais e regionais.
Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM, enfatizou a importância de uma comunicação qualificada sobre o setor mineral. “A expectativa é que o setor chegue à COP 30 com compromissos, propostas e soluções bem estruturadas. Preparar os profissionais da imprensa é fundamental para que a sociedade seja bem informada. Lembrando que é a mídia que constrói nossa imagem junto ao público. Por isso, esse encontro foi tão relevante e contou com ampla representatividade”, destacou.
Para Anderson Baranov, CEO da Norsk Hydro Brasil e membro do Conselho Diretor do IBRAM, o curso fortalece a conexão entre o setor mineral e os profissionais da comunicação. “A capacitação é essencial para explicar tecnicamente os desafios da mineração. É um momento de alinhamento, de troca de informações e de diálogo sobre a COP e os projetos em andamento. Esta será, na minha visão, a melhor COP da história. É a COP da floresta, da realidade, da sustentabilidade — a COP das pessoas e das comunidades”, afirmou.
Durante o encontro, o diretor de Comunicação e Projetos do IBRAM, Paulo Henrique Soares, e a gerente de Assuntos Minerários, Aline Nunes, apresentaram os conceitos de mineração e abordaram temas como a essencialidade dos recursos minerais; conceitos de mineração e de recursos minerais; estruturas principais em um empreendimento de mineração; as atividades da mineração e suas relações com o meio ambiente; transição energética; mercado – ciclos econômicos, principais commodities, preços, câmbio; entre outros temas.
A programação também contou com a participação de Alex Carvalho, presidente da Federação das Indústrias do Pará (FIEPA), e de Rodolpho Zahluth Bastos, secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, que falaram sobre os preparativos do estado para a COP 30, destacando os desafios e as oportunidades que se apresentam.
Para a jornalista Thayana Narcisa, da CNN Brasil, a capacitação foi uma oportunidade valiosa. “Conhecer mais profundamente o setor mineral é enriquecedor, especialmente neste momento desafiador que é a COP 30. Falar sobre descarbonização e transição energética exige conhecimento. Foi uma oportunidade única para entender as propostas, as iniciativas em curso e o papel das empresas com responsabilidade social e ambiental”, avaliou.
Já Célia Santos, do Notícias Diárias de Paragominas, destacou a importância da capacitação para melhorar a qualidade da informação levada ao público. “O curso foi fantástico. Agora podemos nos comunicar com mais propriedade, baseados no que realmente compreendemos, e não apenas em conceitos pré-estabelecidos”, concluiu.