NOTÍCIAS

IBRAM e CNI oferecem capacitação em emissões de gases do efeito estufa

Notícias Gerais

21/08/2013


Cursos realizados em parceria com as federações estaduais e associações setoriais ajudam as empresas a avaliar o uso dos recursos naturais e a eficiência dos processos industriais
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM ? www.ibram.org.br) apoiará a Confederação Nacional da Indústria (CNI) programa de capacitação de empresas no ?Programa de Inventários Corporativos de Gases de Efeito Estufa?. A próxima edição do evento será nos dias 16 e 17 de setembro na FIBRA.
As crescentes exigências de mercado demandam o aperfeiçoamento da gestão ambiental das empresas, com base em requisitos reconhecidos internacionalmente. Um número crescente de normas técnicas e certificados associados ao conhecimento do ciclo de vida dos produtos e à otimização dos processos produtivos vem sendo publicado. Atualmente, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) acompanha o Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (PBACV), o Programa Brasileiro GHG Protocol e a discussão de normas técnicas da ISO e da ABNT, tais como a Pegada de Carbono e a Pegada Hídrica. Para acompanhar a tendência do desenvolvimento sustentável e incrementar a competitividade ambiental da produção industrial brasileira, é fundamental conhecer e apropriar-se das metodologias disponíveis para quantificar o uso dos recursos naturais e a eficiência dos processos industriais.
A CNI antecipa-se à tendência e oferta ao Sistema Indústria e aos empresários o Programa de Capacitação em Inventários Corporativos, habilitando-os a elaborar inventários corporativos de uso de recursos naturais e energia, bem como de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e de geração de resíduos.
O Programa
A mudança do clima representa riscos e oportunidades para o setor privado, particularmente em países emergentes como o Brasil. Os impactos advindos da mudança do clima podem afetar o desempenho econômico, ambiental e social das organizações. As oportunidades de crescimento em produtos e serviços que resultem em baixa emissão de carbono também são significativas e devem ser identificadas e maximizadas.
Neste cenário, a gestão de carbono está se tornando um aspecto cada vez mais importante nas agendas corporativas, nas quais os stakeholders e acionistas já começam a pressionar as corporações para que estas divulguem suas exposições a esses riscos, analisando a competitividade do setor e o retorno de investimentos.
Tendo como objetivo orientar o setor industrial a se inserir de maneira competitiva na nova Economia de Baixo Carbono, a CNI oferece o Programa de Capacitação em Inventários Corporativos de Emissões de Gases de Efeito Estufa. O programa visa aumentar o conhecimento da empresa com relação ao perfil das suas emissões, identificando as fontes e a intensidade dessas emissões.
Mais informações podem ser obtidas pelo: inventario@cni.org.br

CNI / IBRAM


Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias do setor INSCREVER