IBRAM debate sobre minerais estratégicos para transição econômica na 17ª edição da Conferência Brasil-Canadá no PDAC
08/03/23
O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou da 17ª edição da Conferência Brasil-Canadá na convenção anual do Prospectors and Developers Association of Canada – PDAC 2023, que acontece em Toronto, no Canadá. Ele foi um dos palestrantes do painel “Geopolítica de minerais na nova economia: o valor sustentável de sua empresa”.
“O Brasil possui elevada vocação mineral, com províncias minerais espalhadas por todo o território e, embora o país já tenha destaque como player para diversas commodities, seu verdadeiro potencial mineral ainda não é totalmente conhecido”, explicou Jungmann.
Segundo o diretor-presidente do IBRAM, a tendência de descarbonização da economia e da nova matriz energética mundial aponta para novas oportunidades ao setor mineral, especialmente pelo fornecimento de novos materiais. “A escala e a composição da demanda por minerais e metais já está mudando em decorrência desta tendência. Para o Brasil estar compatível com as suas possibilidades é preciso fundamentalmente estabelecer parcerias de capitais públicos e privados para investimentos na mineração, inclusive envolvendo a bolsa de valores”, disse.
Raul Jungmann também frisou a importância de uma política nacional voltada especificamente para os minerais críticos: “Essa é uma agenda muito importante e estamos trabalhando para isso”.
Para Jungamnn a mineração carece de ações mais abrangentes, tais como a desburocratização dos licenciamentos, as compensações fiscais para investimentos de risco em exploração e produção, e os incentivos ao empreendedorismo no setor, entre outras.
Ele lembrou que os países desenvolvidos estão atentos às questões sustentáveis como as mudanças climáticas e, necessariamente, vão necessitar de mais minerais para essa transição.
Também participaram do debate Photinie Koutsavlis, vice-presidente de Assuntos Econômicos e Mudanças Climáticas da Mining Association of Canadá; Nancy Concepcion, gerente Global de Marketing de Produtos da Vale; Michael von Herff, co-fundador e sócio-gerente da PAA Advisory Conseils; Natascha Cunha, especialista do Setor Mineral do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Rafael Benke, CEO da Proactiva e presidente do BCCC ESG Committee.
Anualmente, a Conferência Brasil-Canadá ocorre no PDAC para promover um intercâmbio entre os dois países com compartilhamento de informações e oportunidades para investimentos futuros na mineração brasileira.
Leia mais sobre a paticipação do IBRAM no PDAC 2023:
IBRAM participa da inauguração do Pavilhão do Brasil na convenção PDAC 2023