IBRAM debate políticas de fertilizantes durante reunião do Confert
30/11/23
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo diretor de Sustentabilidade, Julio Nery e pela Gerente Cinthia Rodrigues, debateu sobre as políticas de fertilizantes durante a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Fertilizantes (Confert), realizada nesta quarta-feira, 29, em Brasília (DF). A reunião foi presidida pelo Presidente em Exercício Geraldo Alckmin.
Para Júlio Nery, é um desafio para o Brasil aumentar sua produção de fertilizantes e diminuir a dependência externa. “Precisamos fortalecer a indústria de fertilizantes no país e a mineração nesta evolução. Estes debates realizados pelo Confert contribuirão para o desenvolvimento do setor”, ressaltou Julio Nery. Pediu atenção do Conselho para o Projeto Autazes, que representa opção para redução da dependência das importações deste insumo, hoje acima de 90% da necessidade nacional.
A revisão do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), Programa de Remineralizadores, o encaminhamento à Receita Federal de recomendação da revisão de reclassificação fiscal de produtos fertilizantes e a Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE) para o segmento de fertilizantes orgânicos foram alguns temas debatidos pelos participantes da reunião.