Glencore e Xstrata podem adiar fusão por mais um mês
18/01/2013
LONDRES – A negociadora de commodities Glencore e a mineradora anglo-suíça Xstrata querem estender o prazo final para acertarem os últimos detalhes da fusão multibilionária entre as duas companhias para conseguir mais tempo para conseguir as aprovações regulatórias necessárias, informou hoje uma fonte próxima à operação.
Ambas estão no processo de conseguirem uma decisão favorável para o processo de união, que criará a quarta maior mineradora do mundo, com valor de mercado de US$ 80 bilhões. As duas já postergaram a assinatura final várias vezes e o último prazo foi acertado para o dia 31. O acordo, porém, entrariam em colapso sem aprovação regulatória.
De acordo com a pessoa ouvida pela Dow Jones Newswires, que não quis se identificar, pode levar mais de um mês para que o sinal verde definitivo seja dado à transação. A Glencore e a Xstrata já conseguiram a aprovação de seus acionistas e das autoridades da União Europeia e dos Estados Unidos. Faltam África do Sul e China.
O Tribunal da Competição da África do Sul vai iniciar as audiências na sexta-feira e permitir que a estatal Eskom Holdings explique por que está temerosa com a fusão. A empresa produz cerca de 90% da eletricidade no país por meio de termelétricas movidas a carvão e exige que Glencore e Xstrata garantam o suprimento de suas usinas.
Valor Econômico