NOTÍCIAS

Gestão de segurança de processos abre as discussões do último dia do 12º CBMINA

Notícias Gerais

28/08/2025


O Gerenciamento de Segurança de Processos na Mineração (GSPM) vem se consolidando como um modelo essencial para a adoção de controles eficazes, capazes de identificar, compreender e mitigar riscos em todas as etapas do ciclo de vida das operações. No último dia do 12º Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e Mina Subterrânea (CBMINA), realizado em Ouro Preto (MG), especialistas ressaltaram a importância do GSPM no setor mineral, apresentando diretrizes específicas e debatendo os principais desafios para a implementação de modelos robustos de segurança.

O painel contou com a participação de Alexandre Glitz, consultor do Center for Chemical Process Safety (CCPS) na América Latina; Ariadna Gonçalves Moreira, coordenadora Corporativa de Gestão de Riscos Operacionais da Anglo American; Eduardo Barbosa de Almeida, gerente Sênior de Segurança de Processos da Mineração Usiminas; Márcio Vinicios Pereira Muniz, gerente de Riscos Operacionais da Vale; e Patricia Moreira, coordenadora de Processos em Segurança do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

Abrindo as discussões, Alexandre Glitz explicou a diferença entre segurança ocupacional e segurança de processos. “No Brasil, temos uma legislação forte voltada à segurança do trabalho, que busca reduzir esses acidentes, que têm como característica a alta frequência e menor gravidade. Já os acidentes de segurança de processo são mais raros, mas quando ocorrem, têm caráter catastrófico, atingindo não apenas pessoas, mas também o meio ambiente, o patrimônio, a imagem e a reputação da organização.”

Patricia Moreira apresentou a trajetória que a mineração vem construindo em segurança de processo. “Após os rompimentos das barragens em 2015 e 2019 (Mariana e Brumadinho), percebeu-se a urgência da transformação do setor”. Segundo ela, após a criação do grupo de trabalho, as primeiras ações foram a elaboração de um guia técnico definindo diretrizes e boas práticas, a criação de um relatório anual interno e um centro de excelência em segurança de processo do setor mineral no IBRAM para compartilhar e desenvolver boas práticas. 

Na avaliação de Eduardo Barbosa de Almeida, a segurança de processo só ganha consistência quando é percebida como parte integrante da gestão organizacional. “Não adianta implementar porque existe uma diretriz setorial. É preciso que faça sentido para a empresa, que agregue valor e traga resultados visíveis a curto prazo, para que a organização perceba sua relevância no controle de riscos.”

Ariadna Gonçalves Moreira apresentou a experiência da Anglo American, detalhando as etapas já implementadas e os desafios para os próximos anos. Ela ressaltou que a empresa possui 32 padrões técnicos, entre eles o de segurança de processo, que deve atuar de forma integrada com outras práticas de gestão. “A segurança de processo não trabalha sozinha. Ela precisa ser complementar a diferentes padrões e iniciativas existentes dentro da companhia”, reforçou.

Para Márcio Vinicios Pereira Muniz, implementar a segurança de processo significa elevar o nível de excelência operacional. “A integridade dos ativos é a base da segurança de processo. Evitar falhas significa preservar vidas e o meio ambiente, mas também garantir produtividade e continuidade operacional. É um tema que precisa avançar no setor mineral e que abre espaço para maior inserção nos cursos e formações acadêmicas voltados à mineração”, concluiu.

Clique aqui e acesse a cobertura fotográfica do evento.

12º CBMINA: realização e patrocinadores

O 12º CBMINA é organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e o Departamento de Engenharia de Minas da UFMG (DEMIN-UFMG). O evento conta com o patrocínio diamante da Samarco e patrocínio bronze da AngloGold Ashanti, Atlantic Nickel, GEOSEDNA, AVA, Enaex Brasil, Lundin Mining e Rocscience. O apoio institucional é da Associação Paraense de Engenheiros de Minas (Assopem), Mining Hub e Women in Mining Brasil (WIM Brasil).


Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias do setor INSCREVER