Diretor-presidente do IBRAM participa do webinar “EUA-China: rivalidade e competição na ordem global”
16/06/22
Evento realizado pelo CEBRI teve o objetivo de promover o lançamento da 2ª edição da CEBRI – Revista
O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração, Raul Jungmann, participou do webinar “EUA-China: rivalidade e competição na ordem global”, organizado pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), nesta quarta-feira, 15/06. O evento virtual e gratuito teve o objetivo de promover o lançamento da 2ª edição da CEBRI – Revista e discutir os caminhos da rivalidade e da cooperação entre Estados Unidos e China.
A publicação conta com uma entrevista de Raul Jungmann, que falou sobre os reflexos desta rivalidade entre a China e os Estados Unidos, suas repercussões globais e no Brasil. “É fundamental que o país haja diplomaticamente em termos globais, em função dos seus interesses nacionais. A adesão pura e simples à China, aos Estados Unidos, ou a qualquer outro país deve priorizar os interesses nacionais. Lembrando sempre que estes interesses serão muito melhor projetados e defendidos na medida que o Brasil consiga resolver também os seus problemas de desigualdade, a questão da necessidade das reformas que ainda precisamos fazer e em particular a manutenção do regime democrático”, diz Jungmann.
O evento virtual também contou com a participação do editor-chefe da CEBRI-Revista e conselheiro internacional do CEBRI, Hussein Kalout, do editor-chefe, Luciano Guimarães, da pesquisadora sênior do CEBRI, professora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV) e pesquisadora residente do Wilson Center, Daniela Campello, do embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez. A moderação coube ao editor-chefe da CEBRI-Revista e diretor Acadêmico do CEBRI, Feliciano de Sá Guimarães.