Diálogo com a sociedade é tema de workshop na EXPOSIBRAM Amazônia 2010
25/11/2010
O prcesso de instalação de empreendimentos em regiões passa por várias etapas e não é de hoje que pequenos, médios e grandes empreendimentos têm em sua pauta principal o diálogo com a sociedade. Segundo especialistas, é imprescindível que a população conheça os riscos, impactos e mais ainda dos benefícios do processo.
O tema foi apresentado e discutido por Rolf Georg Fuchs e Annemarie Richter, especialistas em mediação social, no workshop ?Desafios para a Licença Social em projetos de mineração? da EXPOSIBRAM AMAZÔNIA.
Segundo os especialistas a licença social é um processo de gestão e que deve ocorrer a partir da implantação do empreendimento. ?A questão social tem que conviver durante todo o período de vida útil do empreendimento e até no fechamento. Na mineração ela é mais importante ainda por conta dos impactos ambientais. Nós falamos de um processo de gestão de pessoas não só fora da empresa, mas também dentro?, explica Fuchs.
Para eles a preocupação das instituições no relacionamento com seus stakeholders é crescente. ?A grande maioria das empresas tem começado a enxergar que é mais inteligente ser proativo, do que ter que administrar todas as incertezas de um conflito. É na verdade é uma ação para empresas de qualquer tamanho, qualquer porte, não só da mineração, mas principalmente no setor de mineração?, afirma Fuchs.
Eles destacaram ainda o esforço do Ibram em estimular as empresas a dialogarem mais com seu público. ?O Ibram é um dos grandes incentivadores e boa parte do destaque que nós damos ao setor de mineração é porque o IBRAM tem colocado o tema ?Licença Social? em pauta. Observando a programação deste congresso da EXPOSIBRAM AMAZÔNIA o ponto central, é a questão da sustentabilidade sócio-ambiental?, complementam.;
;
Leia mais sobre a EXPOSIBRAM Amazônia 2010 no site www.exposibram.org.br.