CSN garante ter interesse em comprar Ferteco
02/04/07
André Barros
;
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) tem interesse em adquirir a Ferteco, subsidiária da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), caso ela seja obrigada a colocar a companhia à venda para cumprir ordens do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
?Se a Vale sair da Ferteco, sabe que poderemos comprar?, afirmou Juarez Saliba, diretor de mineração da CSN. A empresa é dona da mina Casa de Pedra e tem interesse em atuar também na área de mineração. Tanto que se prepara para lançar ações da mina na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) nos próximos meses.
O Cade decidiu que a Vale terá de optar pela Ferteco ou pelo direito de preferência na compra do minério de ferro da Casa de Pedra, em um acordo fechado com a CSN em 2001. Na semana passada, o Tribunal Regional Federal (TRF) ratificou a decisão do órgão, mas a Vale já afirmou que irá recorrer no Supremo Tribunal Federal (STF).
Em janeiro, a CSN efetuou o primeiro embarque de minério de ferro pelo Porto de Itaguaí para o Bahrein. Foram embarcadas 65 mil toneladas e já estão previstos dois novos embarques, somando 800 mil toneladas. A previsão é embarcar 8 milhões de toneladas.
O projeto da usina siderúrgica em Itaguaí, em parceria com a Baosteel, será apresentado à direção da empresa chinessa naquela país em abril. A construção da siderúrgica deverá começar no segundo semestre. A CSN já obteve a licença ambiental prévia e ingressou com pedido da licença de instalação na agência ambiental do Rio de Janeiro.
DCI