COP30 é oportunidade para Brasil liderar esforços da transição energética global, diz Jungmann
23/09/2025
Dirigente do IBRAM, Raul Jungmann, participa da ‘Semana do Clima de Nova Iorque’.
A Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30) a ser realizada em Belém (PA), é a derradeira oportunidade para o Brasil apresentar ao mundo propostas concretas, com prazos definidos, sobre como deverá agir para se tornar líder global na oferta de minerais críticos e estratégicos. São insumos indispensáveis para a descarbonização da economia mundial. Foi o que disse o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, em Nova Iorque, nesta 3ª feira (23/9). Ele participou da solenidade de abertura do painel “COP30 na Amazônia: Justiça Social e Ambiental Além do Carbono”, a convite da mineradora Hydro, associada do Instituto.
Para Jungmann, a cúpula do clima pode resultar em um pacto em torno de como e quando a necessária expansão da produção mineral ocorrerá. O Brasil, para seguir em direção à almejada “segurança mineral”, precisa, segundo ele, atrair cooperação internacional, tecnológica, comercial, logística, de outras nações, que reconhecem o potencial mineral brasileiro. Essa parceria é a via para acelerar a transição energética global.

Evento discute várias temáticas para desenhar futuro sustentável
O encontro reuniu setor privado, sociedade civil e governos para construir uma agenda integrada para a região, com foco em bioeconomia, geração de renda local e uso sustentável de recursos minerais como nióbio, lítio, cobre, entre outros, fundamentais para turbinas eólicas, baterias e redes elétricas inteligentes. Participaram com Jungmann o Ministro das Cidades, Jader Filho; Alex Carvalho, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA); Renata Nobre secretária adjunta de Água e Clima da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS/PA); e Anderson Branov, CEO da Hydro e integrante do Conselho Diretor do IBRAM.
No dia 25, a convite da Accenture, Raul Jungmann participará de mesa-redonda sobre a descarbonização do aço verde. Segundo o relatório Green Steel: The 3.6 Trillion Dollar Opportunity, realizado em parceria pela Accenture e o Fórum Econômico Mundial, serão necessários investimentos globais de US$ 3,6 trilhões até 2050. Até agora, apenas US$ 8,2 bilhões foram efetivamente comprometidos. O desafio central é criar mecanismos financeiros capazes de viabilizar grandes projetos industriais, como os sistemas “book and claim”, que permitem transferir créditos de emissões evitadas mesmo quando o produto físico não é exportado.
Os eventos integram a programação da New York Climate Week/ Semana do Clima de Nova Iorque.