NOTÍCIAS

Austrália e Brasil disputam produção mundial de minério

Notícias Gerais

06/08/2010


O mercado de minério de ferro voltou a crescer no mundo puxado pela China e o Brasil pode sair ganhando e retomar a liderança mundial na produção.
As máquinas gigantes trabalham no ritmo das encomendas. A produção acelerada é para atender a China e também para retomar a liderança mundial na produção de minério de ferro.
 
Segundo relatório das Nações Unidas, a Austrália era a líder no fim do ano passado, com quase 400 milhões de toneladas. O Brasil vem logo atrás, seguido pela Índia e a China.
 
Neste ano, o Brasil quer voltar ao primeiro lugar, posto que perdeu na crise de 2008 e, para isso, aposta em novos investimentos. Só na Vale, a produção aumentou quase 35% só no primeiro semestre.
 
“A Vale já voltou a operar a plena capacidade. A posição de líder de mercado não está ameaçada e nós temos um programa de investimentos que vai consolidar essa liderança”, afirma o diretor de estratégia da Vale, Cláudio de Oliveira Alves.
 
O minério de ferro pode ser o único produto a superar a marca de US$ 20 bilhões nas exportações brasileiras neste ano. Metade disso vai para a China.
 
“Nós acreditamos que enquanto o mundo estiver crescendo e crescendo de uma forma acelerada, a demanda por commodities minerais acompanhará esse ritmo”, acredita o Presidente da Ibram, Paulo Camilo Vargas.
 
Em quatro meses muita coisa mudou nos planos das mineradoras brasileiras. Os cálculos do primeiro trimestre para investimentos até 2014, por exemplo, foram reajustados bem para cima. As empresas já anunciaram que vão gastar US$ 8 bilhões a mais.
 
Para o professor de finanças, Paulo Pacheco, vender mais minério só é bom a curto prazo. Para a economia do país crescer de forma sustentável, melhor seria exportar produtos acabados, em vez de matéria-prima.
 
“O ideal então é que nós investíssemos na cadeia do aço. Então você ser assim muito competitivo, muito produtivo, capaz de levar esse produto, esse minério, transformá-lo e servir ao mundo como produtos mais sofisticados”.  

Jornal da Globo


Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias do setor INSCREVER