Anglo American e Teck anunciam parceria na formação de gigante da mineração
09/09/25
Brasil segue ocupando posição estratégica no portfólio global.
A Anglo American e a Teck se uniram, por meio de uma fusão entre iguais, para formar o grupo Anglo Teck, campeão global em minerais críticos e um dos cinco maiores produtores globais de cobre.
Tanto a Anglo American quanto a Teck acreditam que a fusão será altamente atrativa para os acionistas e partes interessadas de ambas as empresas, aprimorando a qualidade do portfólio, a resiliência e o posicionamento estratégico. Ao reunir as forças de ambas as companhias, a Anglo Teck aproveitará capacidades comprovadas em excelência técnica e operacional, sustentabilidade, marketing de produtos e execução de projetos para entregar crescimento significativo e com geração de valor ao longo dos ciclos.
A Anglo Teck terá um portfólio líder no segmento, incluindo seis ativos de cobre de classe mundial, além de negócios de minério de ferro de alto teor, zinco, uma das maiores produtoras de cobre do mundo e opcionalmente, nutrientes agrícolas.

Da esquerda para a direita: Duncan Wanblad, presidente da Anglo American, e Jonathan Price, presidente da Teck. Crédito: Divulgação Anglo American.
Especificamente sobre os negócios no Brasil, o Sistema Minas-Rio seguirá sendo uma parte relevante do portfólio do grupo, com a produção de um minério de ferro premium, altamente competitivo no mercado, fazendo parte do processo de descarbonização da cadeia do aço. Além disso, a integração prevista dos recursos minerais da Serra da Serpentina garantirá a continuidade operacional pelas próximas décadas, contribuindo para o desenvolvimento da região de Conceição do Mato Dentro (MG).
“Estamos muito felizes com esta parceria, confiantes de que estamos iniciando um novo momento na mineração global. O Brasil ocupa um lugar relevante e estratégico nesta fusão. Acreditamos que podemos potencializar nossos resultados com as experiências de ambas as empresas. Seguimos comprometidos com a segurança de nossas operações, com o bem-estar das comunidades e com o diálogo contínuo e transparente com todos os públicos com os quais nos relacionamos. Nossas operações são referência em inovação, sustentabilidade e performance e esta fusão nos dará ainda mais força para acelerar investimentos e ampliar nossa contribuição para o desenvolvimento do país”, afirma Ana Sanches, presidente da Anglo American no Brasil.
A Anglo American também permanecerá comprometida com a venda dos ativos de níquel, em Goiás.
A fusão entre Anglo American e Teck está sujeita a condições regulatórias e de conclusão usuais, com expectativa de finalização entre 12 e 18 meses.
Voltar
13/11/25