ABNT lança 1ª Norma de ESG do Brasil
15/12/22
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou nesta terça-feira, 14/12, a Norma ABNT PR 2030. Ela estabelece conceitos, diretrizes, modelo de avaliação e direcionamento para organizações sobre a agenda ESG – ambiental, social e governança. A iniciativa da ABNT é o primeiro documento normativo do Brasil e do mundo em ESG. É focada na realidade e desafios mundiais, sobretudo os relacionados à sustentabilidade. Está baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustenta?vel (ODS) das Nac?o?es Unidas (ONU).
A norma alinha os principais conceitos e princípios na sigla ESG e orienta os passos necessários para incorporá-los na organização. “O objetivo é ajudar as organizações a entenderem em qual grau de maturidade da nossa jornada ESG elas estão. É importante para que cada empresa possa avaliar o que precisa fazer para que possa se transformar, avançar na sua jornada. E, claro, isso alinhado aos compromissos internacionais, em particular com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU”, afirmou o gerente de Normalização Nacional da ABNT, Claudio Guerreiro.
IBRAM e a norma ABNT
O Comitê de Sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) promoveu encontros com representantes dos associados para debater como a norma pode auxiliar no desenvolvimento sustentável do setor mineral. Para a gerente de Assuntos Ambientais do IBRAM, Cláudia Salles, a Norma ABNT PR 2030 representa um avanço para as organizações. “Antes as empresas tinham uma série de outros padrões e protocolos a serem seguidos. Com essa norma estabelecida, a empresa que quer suas atividades baseadas em ESG saberá qual caminho traçar, para onde deve seguir para, efetivamente, ser uma empresa que tem padrões ESG”, disse.
Clique aqui para assistir a apresentação da Norma ABNT PR 2030.
Leia também:
IBRAM completa 46 anos e divulga principais ações pela evolução do setor mineral