NOTÍCIAS

8º CBMINA encerra com premiações de trabalhos técnicos

Notícias Gerais

14/08/2014


Entre os dias 6 a 8 de agosto, o Instituto Brasileiro de Mineração;(IBRAM -www.ibram.org.br ) promoveu, em Belo Horizonte, a 8º edição do CBMINA – Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e Congresso Brasileiro de Mina Subterrânea. O evento, que contou com parceria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), reuniu cerca de 400 congressistas que tiveram a oportunidade de trocar experiências com grandes nomes do setor de mineração, além de profissionais da academia e estudantes.
;
A 8º edição do CBMINA foi encerrada com a premiação dos melhores trabalhos apresentados durante os três dias de encontro. Ao todo, foram inscritos 94 trabalhos técnicos, dos quais 58 enviados por instituições de ensino e 36 por empresas, órgãos públicos, entidades de classe e consultores independentes foram apresentados nas sessões técnicas.
;
Segundo o Diretor-Presidente do IBRAM, José Fernando Coura, o tradicional evento demonstrou, mais uma vez ser de grande importância para o setor, promovendo trocas de conhecimentos fundamentais para a evolução da atividade mineral.; ?O CBMINA é uma janela de; oportunidades para que ocorram enriquecedores debates referentes a diversos temas da atualidade da mineração brasileira. A atividade mineral, muito dinâmica, necessita de constante aprimoramento, o que vem sendo alcançado com a participação efetiva de profissionais, estudantes e especialistas reunidos em eventos promovidos pelo IBRAM?.
;
Para o Diretor de Assuntos Ambientais, Rinaldo Mancin, está é uma excelente oportunidade para promover uma migração de conhecimentos entre especialistas e os estudantes. ?Essa troca de informações proporciona aos estudantes a chance de conhecerem melhor o setor mineral e assim aprimorarem seus conhecimentos técnicos?.
;
O vencedor da categoria ?Estudante de Cursos Técnicos e Graduação?, premiado com um notebook, foi o trabalho ?Perspectivas da produção de óleo e gás pelo método de faturamento hidráulico?, dos autores, Carlos Mouallem, Wilson Trigueiro de Sousa, Ivo Eyer Cabral, Adilson Curi (Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP).
;
O segundo lugar ficou com o trabalho ?Fatores de mínima-máximas autocorrelações aplicada À estimativa de teores?, autores: Camilla Zacché da Silva, João Felipe Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS). Ele foi premiado com um Smartphone Samsung Galaxy S4 19505 desbloqueado. O trabalho ?Metodologia para determinação de curva granulométrica de ROM?, dos autores Christiane Ribeiro, Vládia C.G. de Souza, Jair Carlos Koppe (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS),; foi premiado com o 3º lugar e recebeu um iPad mini 16 Gb Wifi.
Na Categoria Profissional, o vencedor foi o trabalho ?New; constitutive equation for salt rock creep?,; dos autores Gabriel Esteves Motta, Cláudio Lúcio Lopes Pinto (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG).
A próxima edição do CBMINA está prevista para ocorrer em 2016.
;

Wilson Trigueiro de Sousa, vencedor do primeiro lugar na categoria ?Estudante de Cursos Técnicos e Graduação? , e José Fernando Coura, Diretor-Presidente do IBRAM – Crédito Evandro Fiuza.

IBRAM – Profissionais do Texto


Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias do setor INSCREVER