Caterpillar apresenta ao IBRAM projeto com etanol para reduzir emissões na mineração
20/08/25
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) recebeu, em sua sede em Brasília (DF), representantes da Caterpillar, empresa global de fabricação de equipamentos para mineração, construção, energia e transporte. O encontro teve como objetivo apresentar a atuação da empresa no Brasil e discutir iniciativas voltadas à sustentabilidade, descarbonização e inovação no setor mineral. Pelo Instituto participaram o vice-presidente, Fernando Azevedo, a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Cinthia Rodrigues, e a gerente de Relações Institucionais, Elena Renovato. Pela Caterpillar, estiveram presentes Andrea Park, diretora de Assuntos Governamentais e Corporativos da empresa, e Renato Sanchez, Consultor de Relações Governamentais e Cleber Lima Silva, Gerente Regional baseado nos EUA para Mineração.
Durante a reunião, a Caterpillar apresentou um projeto-piloto voltado à descarbonização de seus equipamentos, que substitui o uso de óleo diesel por etanol. A iniciativa representa um avanço significativo na agenda de sustentabilidade, alinhando-se aos compromissos ambientais da mineração brasileira.

Representantes do IBRAM e da Caterpillar – crédito: divulgação
Segundo os representantes da empresa, o projeto encontra-se em fase de testes, desenvolvido em parceria com algumas mineradoras que operam no Brasil. A expectativa é de que, até 2027, a solução esteja pronta para ser disponibilizada comercialmente no mercado.
O IBRAM reiterou o convite para a fabricante de equipamentos se juntar ao quadro de associados e participar dos grandes eventos, como a Exposibram 2025 que será realizada em Salvador-BA, durante os dias 27 a 30 de outubro.
Voltar
hoje