ABM WEEK 2019 chega ao fim com recorde de participantes, trabalhos e patrocinadores
04/10/19
A maior edição da ABM WEEK da história do evento terminou na última quinta-feira (3/10), em uma cerimônia marcada por agradecimentos, entrega de prêmios e por muito otimismo no potencial transformador das indústrias e da comunidade acadêmica.
Ao longo de três dias, 1800 profissionais, pesquisadores, empresários e estudantes participaram de plenárias, painéis, fóruns, mesas redondas, cursos, workshops, rodadas de negócios e sessões técnicas.
“No atual quadro de recessão e de dificuldade que enfrentamos no país, temos de celebrar a realização de um evento técnico-científico desta magnitude”, comentou o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) André Luiz Vasconcelos da Costa e Silva, coordenador técnico da ABM WEEK 2019 ao lado do professor Antônio Cezar Vilela, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS).
Em comparação com a ABM WEEK de 2018, o público cresceu 12%. Também foram registrados aumento na quantidade de trabalhos apresentados e de patrocinadores de 16% e 22% respectivamente. Ao longo da semana foram realizados 12 eventos e 157 sessões técnicas. O número de submissões de trabalhos para a apresentação na ABM WEEK, 929, também foi inédito em 2019.
Costa e Silva chamou a atenção para a diversidade de instituições de ensino e de empresas responsáveis pela geração de papers. “Também notamos um número importante de trabalhos que são resultado de parcerias entre universidades e empresas”, revelou o professor.
“No ano em que a ABM completa 75 anos de existência, realizar um evento com essa importância é algo muito especial”, comentou Horacidio Leal Barbosa Filho, presidente executivo da ABM.
Durante sua fala na solenidade de encerramento da ABM WEEK, ele destacou eventos tradicionais que compõem a Semana, como o Seminário de Aciaria, que chegou à sua 50a edição com uma respeitável contribuição técnica todo o setor. Ele também comemorou o esforço realizado por jovens universitários, que serão futuros engenheiros, para estar na ABM WEEK.
“Estudantes do Ceará, do Rio Grande do Sul, de Pará e de Minas Gerais, para citar alguns estados, se deslocaram até São Paulo porque viram na ABM WEEK uma oportunidade única de aprendizado e de relacionamento. Isso nos dá uma alegria muito grande”, disse Leal.
Sérgio Leite de Andrade, CEO da Usiminas e vice-presidente do Conselho de Administração da ABM, também celebrou resultados tão expressivos da ABM WEEK e enfatizou que eles são resultado de um trabalho diário, que acontece ao longo de um ano inteiro.
“A presença e o apoio da comunidade minerometalúrgica e de materiais são fundamentais para garantir a pujança da ABM, que chega aos seus 75 anos de existência, cada vez mais relevante”, disse Leite que aproveitou para convidar a todos para participar da ABM WEEK 2020, que acontecerá mais uma vez em São Paulo, no Pro Magno Centro de Eventos, de 6 a 8 de outubro de 2020.
Serviço
ABM WEEK 2019
Realização: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração — ABM
Data: de 1 a 3 de outubro de 2019Local Pro Magno Centro de Eventos (Av. Prof. Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras – São Paulo / SP)
Informações : www.abmbrasil.com.br
Realização: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração — ABM
Data: de 1 a 3 de outubro de 2019Local Pro Magno Centro de Eventos (Av. Prof. Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras – São Paulo / SP)
Informações : www.abmbrasil.com.br